Pages

domingo, 25 de julho de 2010

A paixão segundo G.H

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bd/PAIX%C3%83O.jpg http://www.claricelispector.com.br/imagens/APAIX%C3%83OS.jpg
(capa da edição original e da edição mais atual, respectivamente)


A paixão segundo G.H. é um livro de Clarice Lispector, a nossa querida escritora, amada nacionalmente, que foi publicado em 1964. Teve várias edições, atualmente é distribuído pela editora ROCCO . Esse livro retrata um profundo mergulho no abismo do que é ser uma "coisa viva", esse mergulho se dá a partir do momento em que uma mulher chamada G.H. decide limpar o quarto de empregada, julgando estar sujo, empoeirado e cheio de coisas velhas, e ao fazê-lo é surpreendida por uma seca organização deixada pela antiga empregada. Além do quarto estranhamente limpo, ela percebe ao fechar a porta, um desenho de uma mulher, um homem e um cachorro, traçados a carvão, desenhado pela ex-empregada. Seguindo seu roteiro de reconhecimento do quarto ela vê uma barata, um animal que ela tem pavor, saindo do guarda roupa, e num súbito ataque ela esmaga a barata com a porta do roupeiro. Após o ato, G.H. começa a se perder quanto individuo passando a questionar sua existência, sua vida. E com a perda de si mesma ela se encontra.

A pergunta que fica para o leitor é: Onde está a paixão? Pelo menos foi o questionamento que inicialmente me fiz. Com o transcorrer do relato de G.H., aos poucos fui começando a perceber onde estava a paixão, ela estava justamente no inesperado encontro de G.H. com a barata, "golpe da graça", que gerou a quebra do invólucro da expressão do medo que ela tinha, mostrando que na realidade o sentimento dela pela barata era de amor, mas por nunca ter entrado em contato com a mais primitiva "coisa viva", ela demonstrava medo, pois o medo é o fruto do desconhecido. Isso é transcendental a muitas coisas, cabe ao entendimento do leitor essa papel. Próximo do final do livro Clarice escreve através de G.H. uma máxima lindíssima, que aborda um pouco a questão acima descrita: "Ah, meu amor, não tenha medo da carência: ela é o nosso destino maior. O amor é tão mais fatal do que a própria carência, e nós, somos garantidos por uma necessidade que se renova continuamente. O amor já está, está sempre. Falta apenas o golpe da graça--que se chama paixão." (pág. 170).

Recomendo a leitura desse magnifico livro a todos, mas principalmente por "pessoas de alma formada".

Algumas máximas encontradas no livro e selecionadas por mim:

"...Talvez a desilusão seja o medo de não pertencer mais a um sistema..."(pág. 13)

"...Terei que correr o sagrado risco do acaso. E substituirei o destino pela probabilidade..."(pág. 13)

"...Quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar a desorientação..."(pág. 13)

"...Eu sou mansa, mas minha função de viver é feroz..."(pág. 116)

"...O inferno é a boca que morde e come a carne viva que tem sangue, e quem é comido uiva com o regozijo no olho: o inferno é a dor como gozo da matéria, e com o riso do gozo, as lágrimas escorrem de dor. E a lágrima que vem do riso de dor é o contrario da redenção..."(pág. 120)

"...Inferno mesmo é o do amor. Amor é a experiência de um pecado maior--é a experiência da lama e da degradação e da alegria pior. Sexo é o susto de uma criança..."(pág. 133)

"...Tenho que me violentar para precisar mais. Para que eu me torne tão desesperadamente maior que eu fique vazia e necessitada..."(pág. 151)

"...Tudo que me caracteriza é apenas o modo como sou facilmente visível aos outros e como termino sendo superficialmente reconhecível por mim..."(pág. 174)

P.s: Gostaram??? Comentem!! :)

4 comentários:

Lucas Almeida disse...

Gostei da analise da qual fora feita do livro e do pensamento que se tem sobre a mesma, me interessei a ler o livro, mas gostei como descreveu sua forma de pensar sobre o mesmo. andreza aconselho-te a sempre ler amando quem fala e matando o mesmo ao mesmo tempo. Leia assim mesmo post e entenderá o que digo

Mikaelly Andrade. disse...

Amo Clarice. Intensamente.
Tenho esse livro no meu pc,
mas ainda não li, pq gosto de tocá-lo enquanto leio, e no pc minha vista se esvaece mais depressa. Eu adorei sua interpretação do livro. Seu blog é lindo.
Estou sortiando um livro da Clarice no meu blog, para mais informação, basta visitar:

http://devaneiosemergentes.blogspot.com/2010/07/sorteio-de-um-ano-de-aniversario-do.html

Mikaelly Andrade. disse...

Oi Andreza, voltei!
Eu pensei que tinha seguido seu blog, ainda bem q vc foi no meu, por pura distração,esqueci. Mas agora tô seguindo!
Quero ler todos os seus contos, tá no blog?Se não me manda por e-mail, se quiser.
E Boa sorte, Divulgarei em breve qual será o título do livro que vou sortiar!!!Mais uma vez Boa Sorte. =^*

Andreza disse...

Oi mikaelly! :)

meus contos nao estão no blog assim como as minhas poesias, pois estou em processo de registro das mesmas. Quando terminar eu posto no blog.
blz?